SITUAÇÕES E AMBIENTES DE APRENDIZAGEM


O Progestão oferece ao cursista situações ou ambientes de aprendizagem a distância e presencial. Esses ambientes estão representados por três possibilidades didáticas: estudo individual, estudo em Equipe de Referência e encontros presenciais. As duas primeiras dizem respeito a situações de aprendizagem a distância, com base em conteúdos, metodologia e orientação dos Cadernos de Estudo e de Atividades; a última refere-se aos encontros coletivos coordenados por seu tutor.

 Estudo Individual

Destina-se ao cumprimento das tarefas de leitura e à realização de todas as atividades propostas nos Cadernos de Estudo e dos Cadernos de Atividades. Há bastante destaque para o estudo individual, privilegiando-se as atividades auto-instrucionais, que permitem ao cursista organizar e dimensionar seu tempo de estudo.

Nos Cadernos de Estudo, dá-se ênfase à metodologia da ação-reflexão-ação. Assim, o cursista encontrará situações de aprendizagem individual, na forma de textos intercalados com atividades de auto-correção, as quais lhe propiciarão oportunidades de realizar a auto-avaliação formativa de suas competências e habilidades pelo vínculo estabelecido com sua prática cotidiana.

As atividades de estudo individual supõem também o desenvolvimento de autonomia no estudo do cursista. Nesse sentido, a educação a distância permite uma individualização que respeita o ritmo pessoal de aprendizagem, adequando-se muito apropriadamente às necessidades dos profissionais em serviço. No Caderno de Atividades, o cursista encontrará, em menor escala, exercícios individuais para desenvolvimento e aplicação de questões vinculadas à sua prática profissional, permitindo-lhe, igualmente, a avaliação do seu progresso no curso.

 Estudo em Equipe

Objetiva colaborar no desenvolvimento das competências profissionais do cursista, vinculadas à capacidade de construir relações e estabelecer um clima de confiança e respeito mútuo, compartilhar sua prática de estudo e trabalho, favorecer o exercício da troca de ideias e a construção da prática coletiva. As oportunidades dessa natureza estão delineadas nos fóruns, Cadernos de Estudo, nos trabalhos em grupo entre colegas do curso, preferencialmente da sua equipe. Nesses estudos, privilegiam-se as situações-problema vinculadas ao contexto profissional dos gestores, envolvendo atividades simples e complexas. Parte dessas atividades será levada pelo cursista e sua equipe aos encontros presenciais, para permitir a partilha de experiências com os demais.

 Encontros Presenciais

Sua finalidade é propiciar a partilha de experiências e promover um feedback do processo de aprendizagem do cursista, bem como introduzir novos módulos e intermódulos, avaliar resultados, responder as dúvidas, auxiliando-o nas dificuldades de estudo. Esses encontros são coordenados por tutores, que desempenharam papel de facilitadores do processo de aprendizagem. Os encontros oferecem, também, a vantagem de evitar o isolamento do cursista, uma vez que favorecem o intercâmbio, a formação de redes e a cooperação entre os gestores.

Última atualização: sexta, 21 fevereiro 2014, 08:53
MAGISTRA|
Avenida Amazonas, 5855 - Bloco B - Bairro Gameleira - BH/MG | CEP 30510-000 - Tel.: (31) 3379-8289
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades