CURRÍCULO

O currículo, de caráter modular, estruturado com base em problemas verificados nas escolas, voltado para o desenvolvimento de competências profissionais.

A ação-reflexão-ação e o aprender fazendo são princípios pedagógicos desencadeadores do desenvolvimento dessas competências, enquanto a resolução de problemas assegura que a aprendizagem se desenvolva no contexto da prática profissional do cursista. A sua participação como sujeito fundamental na construção do conhecimento, constitui outro importante princípio com a finalidade de valorizar sua experiência profissional e o aperfeiçoamento de sua prática.

O currículo está organizado em dez módulos estruturados em unidades didáticas e em intermódulos, que versam sobre matéria específica da política educacional do Estado de Minas Gerais. Têm como objetivo promover a aprendizagem do cursista em termos de competências profissionais, ou seja, correspondem a conhecimentos, habilidades e atitudes que serão apropriados ao longo da sua experiência de formação em serviço, propiciando-lhe avanços na sua qualificação como gestor.

Temas dos módulos e das unidades

Módulo I

Como articular a função social da escola com as especificidades e as demandas da comunidade?

Unidade 1 – Por que é importante conhecer o papel da escola no mundo contemporâneo?

Unidade 2 – Como fica a escola na sociedade do conhecimento?

Unidade 3 – O que a escola tem a ver com a democracia?

Unidade 4 – Como a escola e a comunidade se articulam?

Unidade 5 – Escola e cultura: que tipo de relação é esta?

Módulo II

Como promover, articular e envolver a ação das pessoas no processo de gestão escolar?

Unidade 1 – Por que promover a gestão democrática nas escolas públicas?

Unidade 2 – Como promover espaços de participação de pessoas e setores da comunidade nas escolas?

Unidade 3 – Como construir autonomia na escola?

Unidade 4 – Como estimular ações inovadoras, capazes de modificar o ambiente de formação e trabalho nas escolas?

Módulo III

Como promover a construção coletiva do projeto pedagógico da escola?

Unidade 1 – Por que construir coletivamente o projeto pedagógico?

Unidade 2 – Que dimensões e princípios orientam o projeto pedagógico?

Unidade 3 – Como construir coletivamente o projeto pedagógico?

Unidade 4 – Como articular o projeto pedagógico e a prática pedagógica?

Módulo IV

Como promover o sucesso da aprendizagem do aluno e a sua permanência na escola?

Unidade 1 – Ensinar e aprender na escola: o que sabemos hoje?

Unidade 2 – Trabalho pedagógico: aí está o foco!

Unidade 3 – Prática pedagógica: todo cuidado é pouco!

Unidade 4 – Avaliação: prática a favor dos alunos ou contra eles?

Módulo V

Como construir e desenvolver os princípios de convivência democrática na escola?

Unidade 1 – Construção e desenvolvimento da convivência democrática:fundamento da escola de hoje.

Unidade 2 – Barreiras ao convívio democrático.

Unidade 3 – Caminhos que levam ao convívio democrático: as parcerias.

Unidade 4 – Referências essenciais e normas reguladoras da convivência democrática na escola.

Módulo VI

Como gerenciar os recursos financeiros?

Unidade 1 – Gestão financeira: competência da escola pública.

Unidade 2 – Identificando e planejando os recursos financeiros da escola.

Unidade 3 – Execução financeira: o momento de "gastar o dinheiro".

Unidade 4 – Prestando contas do que foi gasto.

Unidade 5 – Como e onde captar outros recursos para a escola.

Módulo VII

Como gerenciar o espaço físico e o patrimônio da escola?

Unidade 1 – O patrimônio da escola pública: o que é e de quem é?

Unidade 2 – Patrimônio, planejamento, identidade e autonomia escolar.

Unidade 3 – Utilização, manutenção e conservação do patrimônio escolar.

Unidade 4 – Aquisição, registro, reposição e alienação de bens e contratação de serviços na escola.

Módulo VIII

Como desenvolver a gestão dos servidores na escola?

Unidade 1 – O que conhecer da legislação para gerir o quadro de pessoal da escola?

Unidade 2 – Que direitos e deveres têm os servidores? Eles podem ser processados e receber penalidades administrativas?

Unidade 3 – Avaliação de desempenho dos servidores na escola: problema ou solução?

Unidade 4 – A formação é fator decisivo na qualidade da escola.

Unidade 5 – Relações interpessoais: interação X individualismo.

Módulo IX

Como desenvolver a avaliação institucional da escola?

Unidade 1 – Quais os princípios, as finalidades e os objetivos da avaliação institucional?

Unidade 2 – Quais os processos metodológicos e as etapas do processo de avaliação institucional?

Unidade 3 – Como implementar o processo de avaliação institucional integrado ao projeto pedagógico da escola?

Unidade 4 – Como elaborar, aplicar, organizar e interpretar os instrumentos de coleta de informação sobre a escola?

Unidade 5 – Como usar os resultados da avaliação institucional?

Módulo X

Como articular a gestão pedagógica da escola com as plíticas públicas da educação para a melhoria do desempenho escolar?

Unidade 1 – Por que e como articular o Projeto Pedagógico da escola com os políticas educacionais?

Unidade 2 – Avaliações externas e indicadores educacionais.

Unidade 3 – Ações pedagógicas da escola face aos resultados nas avaliações externas: o caso da Prova Brasil.

Unidade 4 – Apropriação de contribuições das políticas públicas para a gestão pedagógica.

 

Intermódulos

Os Intermódulos contêm informações e orientações específicas sobre a política educacional nacional e estadual, e a legislação básica que a fundamenta, de acordo com os temas abordados nos Módulos.

Última atualização: quinta, 13 fevereiro 2014, 07:47
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